Menu

Artigos e Livros

Livros e Capítulos

ZIMER, T. T. B. ; CAMARGO, S. ; GODOY., E. V. . O Lócus Investigativo da Prática Pedagógica em uma Sociedade Informatizada: o lugar da pesquisa e a condição do ser docente. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2022. 156p .

SOUZA, C. R. (Org.) ; GODOY., E. V. (Org.) ; MUSHA, F. D. (Org.) ; FURTOSO, G. (Org.) ; LIMA, Y. C. (Org.) . Ciclo GECUDEDIS [livro eletrônico]: rodas de conversa subalternizadas. 1. ed. Florianópolis, SC.: Trem da Ilha Editorial, 2022. 149p .

GERAB, F. (Org.) ; GODOY, Elenilton Vieira (Org.) . Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Superior: Inovações, propostas e desafios. 1. ed. São Paulo: Alta Books Editora, 2018. v. 1. 320p .

GODOY, Elenilton Vieira; SILVA, M. A. (Org.) ; SANTOS, V. M. (Org.) . Currículos de Matemática em Debate: questões para políticas educacionais e para a pesquisa em Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. 296p.

GODOY, Elenilton Vieira. Currículo, cultura e educação matemática: Uma aproximação possível? 1. ed. Campinas – SP: Papirus, 2015. v. 1. 233p .

Artigos

  1. PEREIRA, S. A. ; GODOY., E. V. . Decolonialidade na Educação Matemática: uma revisão sistemática de literatura. Amazônia (UFPA), v. 19, p. 53-69, 2023.
  2. LIMA, Y. C. ; MUSHA, F. D. ; SANTOS, J. E. G. ; GODOY., E. V. . Género en los libros de texto de matemáticas en cabo verde: tensiones y problematizaciones. PARADIGMA (MARACAY), p. 57-81, 2023.
  3. MARTINI, LUCAS ; GODOY, ELENILTON VIEIRA . ANÃLISE DISCURSIVA DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANà (2018): O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÃTICA COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO SOCIAL. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 43, p. 203-220, 2023.
  4. FURTOSO, GUSTAVO ; CRISTINA DE LIMA PICANÇO, DENISE ; VIEIRA GODOY, ELENILTON . Análise do Discurso sobre Socioeducação e seus domínios simbólicos. EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 26, p. 1-29, 2023.
  5. CAMPOS, E. ; GODOY., E. V. . Docentes mentores, destemidos e críticos e a caixa de ferramentas matemática escolar. ALEXANDRIA (UFSC), v. 15, p. 109-129, 2022.
  6. MARTINI, LUCAS ; VIEIRA GODOY, ELENILTON . Incidências e influências de Paulo Freire nas pesquisas em Educação Matemática. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÃTICA (RIPEM), v. 12, p. 29-48, 2022.
  7. SOUSA, N. Z. ; GODOY., E. V. . O olhar de uma professora de Matemática a respeito das avaliações externas e o currículo oculto. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÃTICA E EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, v. 1, p. 106-125, 2022.
  8. MARTINI, LUCAS ; GODOY, ELENILTON VIEIRA . Mathematics Education in the light of critical theory emerging from the Frankfurt School: discourses and meanings. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-24, 2022.
  9. GODOY., E. V.; GERAB, F. ; SANTOS, V. M. . Educação, escola e matemática escolar: sentidos dos professores de matemática da educação básica. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 47, p. 1-17, 2021.
  10. GODOY., E. V.; BRITIS, K. G. ; VIANNA, C. R. . National Curricular Parameters for Mathematics: From the Creation of the Kaleidoscope to the Necessity to Look Back to Move Forward. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 23, p. 47-67, 2021.
  11. VIANNA, C. R. ; GODOY., E. V. ; ROLKOUSKI, E. . A Look at the National Pact for Literacy at the Right Age in the Mathematics Education Context. The Montana Math Enthusiast, v. 19, p. 55-84, 2021.
  12. BAIER, L. ; CAMPOS, E. ; GODOY., E. V. . As teorizações de Michel Foucault: a potencialidade de uma caixa de ferramenta no campo da Educação Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-25, 2021.
  13. BAIER, L. ; GODOY., E. V. ; CAMPOS, E. . A disciplina de Tópicos de Educação Matemática I: afetos e desafetos. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, v. 9, p. 192-210, 2021.
  14. MUSHA, F. D. ; LIMA, Y. C. ; SILVA, M. A. ; GODOY., E. V. . Gênero na matemática escolar: um ato de resistência política. ENSINO EM RE-VISTA, p. 979-1004, 2020.
  15. FERNANDES DOS SANTOS, ALINE ; VIEIRA GODOY, ELENILTON . Projetos na escola e o protagonismo da criança: diálogo com Reggio Emilia e a Educação Matemática Crítica. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, v. 13, p. 1-17, 2020.
  16. ALMEIDA, E. ; GODOY., E. V. . Evasão nos cursos de Engenharia: um olhar para os trabalhos do COBENGE de 2000 a 2014. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 13, p. 50-74, 2020.
  17. AMARIS-RUIDIAZ, P. ; GODOY., E. V. ; SILVA, M. A. . O Mágico de Oz, o Mito da Caverna e os currículos de matemática: o ideal e o possível. ZETETIKE (UNICAMP), v. 28, p. 1-16, 2020.
  18. RIBEIRO, VIVIAN DE PAULA ; GODOY, ELENILTON VIEIRA ; ROLKOUSKI, EMERSON . Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, v. 8, p. 112-133, 2020.
  19. LIMA, Y. C. ; MUSHA, FERNANDA DARTORA ; GODOY, Elenilton Vieira . A nova era da matemática: uma análise política do livro didático. Pesquisas e Práticas Educativas, v. 1, p. 1-11, 2020.
  20. BRITIS, K. G. ; GODOY, Elenilton Vieira ; VIANNA, C. R. . Célia Maria Carolino Pires: uma educadora matemática e suas reflexões sobre propostas curriculares. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 33, p. 411-433, 2019.
  21. GODOY, ELENILTON VIEIRA; CAMPOS, E. . A relação dos futuros professores de Matemática com o ensino dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio. TEMPORIS [AÇÃO], v. 18, p. 179-197, 2019.
  22. COSTA, N. ; GODOY, Elenilton Vieira . Discalculia e Inclusão Escolar: os discursos que condicionam a normalização do sujeito. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 222-238, 2019.
  23. SOUSA, N. Z. ; GODOY, ELENILTON VIEIRA . Olhar sobre o currículo oculto a partir do ponto de vista de uma professora de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 178-200, 2019.
  24. SILVA, C. L. A. ; GODOY, Elenilton Vieira . O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Educação Matemática crítica: uma análise dos conceitos de função e funções polinomiais do 1º e 2º graus no livro didático mais adotado no PNLD 2015. Revista de Educação Matemática, v. 15, p. 117-135, 2018.
  25. SILVA, C. L. A. ; GODOY, ELENILTON VIEIRA . O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÃTICO: UM OLHAR SOCIOCRÃTICO PARA A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, p. 152-180, 2018.
  26. GODOY, Elenilton Vieira; GERAB, F. . Transição ensino médio – ensino de engenharia na perspectiva do professor de matemática. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 361-385, 2018.
  27. SILVA, C. L. A. ; GODOY, Elenilton Vieira . Uma proposta de análise do livro didático à luz da Educação Matemática Crítica. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, v. 6, p. 392-412, 2018.
  28. BAIER, L. ; GODOY, Elenilton Vieira ; CAMPOS, E. . É possível pensar em práticas colaborativas numa disciplina obrigatória de Licenciatura em Matemática?. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. Ano 13, p. 80-96, 2018.
  29. SILVA, C. L. A. ; GODOY, Elenilton Vieira . O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÃTICO: UM OLHAR SOCIOCRÃTICO PARA A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, p. 152-180, 2018.
  30. GODOY, ELENILTON VIEIRA; ALMEIDA, EUSTÃQUIO DE . A evasão nos cursos de Engenharia e a sua relação com a Matemática: uma análise a partir do COBENGE. Educação Matemática Debate, v. 1, p. 339-361, 2017.
  31. GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, V. M. . O Currículo da Matemática escolar e a centralidade da dimensão cultural. The School Mathematics Curriculum and the centrality of the cultural dimension. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 276-301, 2017.
  32. GODOY, ELENILTON VIEIRA; SILVA, C. L. A. . Tendências de Pesquisa em Educação Matemática que privilegiam as dimensões social, cultural e política da Matemática Escolar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 7, p. 128-148, 2016.
  33. GODOY, ELENILTON VIEIRA. Currículo, Cultura e Educação Matemática: uma aproximação possível?. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 44, p. 58-61, 2015.
  34. GODOY, ELENILTON VIEIRA; SANTOS, VINÃCIO DE MACEDO . Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 30, p. 15-41, 2014.
  35. PIRES, Célia Maria Carolino ; SILVA, M. A. ; SANTOS, V. M. ; GODOY, Elenilton Vieira . O Currículo de Matemática em revista: um editorial. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 28, p. 485, 2014.
  36. GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, V. M. . O CENÃRIO DO ENSINO DE MATEMÃTICA E O DEBATE SOBRE O CURRÃCULO DE MATEMÃTICA. Práxis Educacional (Online), v. 8, p. 253-280, 2013.
  37. GODOY, Elenilton Vieira. A Matemática no Ensino Médio – A trajetória brasileira desde a década de 80 e as organizações curriculares de outros países. Práxis Educacional, v. v. 6, p. p.77-p.100, 2010.
  38. GODOY, Elenilton Vieira. As representações dos internautas em relação à Matemática quando eles não gostam dela. ZETETIKE (UNICAMP), v. v. 18, p. 305-330, 2010.
  39. GODOY, Elenilton Vieira. Resenha de BARALDI, Ivete Maria; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti, Traços e paisagens: a educação matemática nas décadas de 1960 e 1970.. Bolema (Rio Claro), v. ano 22, p. 303-308, 2009.
Universidade Federal do Paraná


Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
81530-000 | Curitiba | Paraná
(41) 3208-6335
Universidade Federal do Paraná


Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
81530-000 | Curitiba | Paraná
(41) 3208-6335

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais